Qual a Relavancia do Seu Site para o Google

Sites Relevantes ao Google

Ultimamente vimos alguns cursos e blogueiros mencionarem dia sim, outro também, o termo do momento:

Juntamente com a palavra “conteúdo de qualidade”, tornaram-se os termos da moda.

Então um monte de papagaio danou a falar:

“Crie um site/blog relevante classifique no Google e comece a ganhar dinheiro como afiliado.”

Mas como acontece no mantra “crie conteúdo de qualidade que o resto o Google faz”, o que tenho visto na grande rede é uma pequena distorção no conceito de relevância de um site.

Mostramos que somente conteúdo de qualidade não vai levar seu projeto para as primeiras posições nas buscas do Google, veja aqui.

E com relação a relevância de um site, estão criando a mística que devemos ter um site/blog com muitos artigos (conteúdo) para tal. E ter um blog com 200 artigos não é sinônimo de relevância.

Aliás, também usam esse parâmetro de ter trocentos artigos para dizer que um site é uma autoridade no assunto, logicamente outro impropério.

Nesse pequeno artigo, vou lhe mostrar como você pode deixar seu site mais relevante aos olhos do Google e no final vou lhe mostrar como me beneficiei ao mudar todo um ( pequeno ) projeto, conseguindo assim mais visitantes e mais renda.

Acompanhe até o final, vai ser rápido e indolor..

Seu Site é Relevante aos Olhos do Google?

Você já está careca de saber que os motores de buscas querem entregar o melhor conteúdo para os usuários quando realizamos uma determinada consulta, e alguns fatores, pra não dizer muitos, são levados em consideração.

Mas um dos principais fatores atualmente é como o Google enxerga seu site quando faz suas visitas de tempos em tempos.

Vamos tomar como exemplo sites de internet marketing ( que falam sobre como ganhar dinheiro ), você pode fazer uma pesquisa rápida e verá que os profissionais que estão nesse nicho de mercado metem o bedelho em diversos assuntos ao mesmo tempo.

Ok. Também já fui um desses, mas estamos tentando evoluir.

Num tipico site desse nicho você vê o blogueiro falando sobre dicas de ganhar dinheiro, aproveita e fala sobre marketing digital, escreve sobre seo, não satisfeito ele também fala sobre como criar blogs, como ele é muito bom, também fala sobre persuasão e coaching e a lista de assuntos só faz crescer.

Então nessas visitas do grande G, o robozinho fica maluco e se perguntando..

– Do que se trata esse site? Qual o assunto principal? Para qual tipo de buscas posso entregar esse conteúdo?

É assim que o Google vai ver seu website, sem ser especializado em nada. Um amontoado de diversos assuntos sem conexão entre eles.

Se você está fazendo a coisa como um desses internet marketers, no máximo e com muita sorte você conseguirá posicionar, esporadicamente, um artigo ou outro nas primeiras posições das Serps. Mas o grande G não verá seu projeto como especialista em algum assunto, logo seu site não tem relevância nenhuma.

E conforme forem aparecendo novos projetos mais relevantes, seu conteúdo que por ventura esteja bem posicionado vai perder posições nas Serps.

Ok Entendi. Então Como Deixar Meu Site Relevante?

Essa resposta é simples..Tematização!

Você tem que deixar seu projeto totalmente coerente com o tema proposto, e uma boa tematização é conseguida seguindo esse pequeno roteiro:

  • Uma boa pesquisa de palavras chave
  • Conteúdo de qualidade e focado no tema do projeto
  • Estrutura de links internos
  • Otimização onpage

Digamos que quero iniciar um site sobre churrasco, e escolhi o domínio: https://churras.top

O passo a seguir seria a escolha das palavras chave ( principais e secundárias ), presumo que você já sabe como realizar essa pesquisa, então não vou entrar nesse mérito.

O próximo passo seria pensar na estrutura do site, no meu caso criaria uma pagina inicial estática, o porque da minha escolha e escreveria um super artigo com minha palavra chave principal.

E criaria categorias para complementar o tema principal, tais quais:

  • Carnes
  • Acessórios
  • Receitas
  • Dicas

Cada categoria seria criada como pagina e teria de 5 a 10 artigos de qualidade e interligados no mesmo silo como apoio.

Na imagem abaixo, você pode ver a categoria carnes e mais três artigos. A categoria seria criada como página, contendo uma descrição do que os leitores vão encontrar naquele silo. Os artigos estão de apoio e são linkados entre eles.

Além dos links entre eles ( setas azuis ), cada artigo do silo teria um link para a página principal do silo ( setas coloridas ), esse link preferencialmente deverá estar no inicio do artigo assim fortalecendo o silo ( palavra chave genérica ) dentro do tema proposto.

A imagem acima mostra uma estrutura de links interna perfeita, esse assunto estaria dentro do tópico de seo onpage, mas deixei separado para que você possa entender melhor.

Ao mesmo tempo que você cria links entre conteúdos do mesmo tema, você também está fortalecendo a palavra chave genérica, que normalmente são as mais competitivas.

Geralmente, atribuímos as palavras chave mais genéricas as páginas principais do silo e criamos os artigos com as palavras chave de cauda longa ( long tail keywords ).

Usaríamos a estrutura da imagem acima para criar os outros silos ( acessórios, receitas e dicas ).

Dessa forma ao visitar nosso site o Google teria total noção sobre o tema do nosso projeto, ele vai ver que estamos falando sobre churrasco e a chance de conseguirmos ocupar as primeiras posições do Google vão ser bem maiores do que um site que fala de tudo um pouco, além do assunto churrasco.

Veja na imagem abaixo, ao realizar uma busca pela palavra genérica “churrasco” podemos perceber que não seria tão difícil atingir a primeira posição. O  site mais temático que temos nas cinco primeiras posições está em segundo lugar ( embaixadordochurrasco.com.br ) e possui pouco conteúdo.

Definitivamente pegar esse primeiro lugar não seria tão difícil, com um projeto elaborado com a estratégia aqui mostrada, com conteúdo de qualidade e vídeos no estilo “como fazer”, além de uma pequena campanha de link building, fatalmente atingiríamos o primeiro lugar nas buscas.

Recapitulando

Deixar seu site mais relevante não é nenhum bicho de sete cabeças, basta criarmos nosso projeto com seções temáticas e organizadas.

Como venho falando outras vezes, não caia na balela de que só a criação de conteúdo de qualidade será suficiente para que você alcance as primeiras posições do Google, isso é o que querem que você acredite.

O Google usa mais de 200 fatores na hora de ranquear uma página em suas buscas, dentre eles conteúdo de qualidade, e não somente ele.

Siga o pequeno roteiro apresentado nesse artigo e você verá sensíveis melhoras em seu projeto.

Os alicerces de um blog de sucesso começa com uma boa pesquisa de palavras chave, não negligencie essa parte. Ao decidir seu nicho de mercado invista o tempo que for necessário nesse processo.

Ao escolher suas palavras chave, defina a principal e escolha umas 5 secundárias para serem suas categorias.

Escreva conteúdo de qualidade, use vídeos do youtube e faça uma linkagem interna coerente, lembrando sempre da regra mencionada acima.

E por fim,  realize um bom trabalho de seo onpage.

Seguindo essas dicas tenho certeza que seu projeto vai dar um up nas serps. Na próxima seção vou te mostrar como me beneficiei ao reestruturar um pequeno projeto.

Como Me Beneficiei ao Tematizar Meu Site

Criei um projeto voltado a um info-produto especifico do Hotmart em meados de abril de 2014. Esse projeto está num nicho de mercado muito concorrido e mesmo assim fui tentar a sorte.

No inicio tentei a abordagem mencionada pelo Byong do Mundo Y, onde se criava um site com poucos artigos, os famosos mini-sites, porém essa estratégia é baseada em criação de links e como estava aprendendo demorei a pegar o conceito completo.

Depois de alguns meses aprendi como funcionava todo o processo, mas já estava meio desanimado com o projeto ( onde conseguia fazer no máximo 1 venda por mês ) e não dei andamento a estratégia que finalmente aprendi ( diga-se de passagem, é poderosíssima ).

Nessa curva de aprendizado fui conhecendo novas estratégias e me encantei por uma, que não era nem tão nova assim, mas era pouco comentada e usada.

Essa estratégia era voltada a tematização de sites através de silos, que apresentei na primeira parte desse artigo de uma forma geral.

Após entender o conceito e saber como aplicar, em meados de Agosto resolvi testar nesse projeto que estava “ratiando” e em pouco tempo os resultados foram aparecendo.

1º Beneficio

O primeiro beneficio foi com movimento nas serps, para esse projeto estou tentando rankear para três palavras chave.

A principal até hoje ainda não aparece nas buscas, na verdade, apareço um dia e sumo logo em seguida, certeza que seja a sandbox atuando, já que essa palavra chave tem mais de 25.000 buscas  mensais e é de alta competição.

Porém para a palavra chave secundaria com 3.600 buscas mensais, apesar de também ser de alta competição, começou a se movimentar rumo as primeiras posições do Google.

A terceira palavra chave, também secundaria, não teve melhora até o presente momento.

Na imagem abaixo, para uma das palavras chave secundaria, estávamos na posição 16 no dia 01 de Setembro de 2014, mas você pode perceber que já estamos no segundo lugar, conforme mostrado na seta vermelha.

Gráfico demonstrando que estamos na segunda posição para essa palavra chave.

Até o mês de Novembro de 2014 realizava vendas uma vez ou outra de um infoproduto desse nicho, hoje em dia esse projeto gera em media R$ 500 por mês. Um resultado excelente!

Desde o momento que essa palavra chave começou a ficar melhor ranqueada, automaticamente nossas visitas foram aumentando e conseguimos chegar a essa renda atual.

Essa palavra chave responde hoje por 70% do trafico desse projeto. Quando começar a ranquear para a principal, certeza que os rendimentos vão aumentar vertiginosamente. Essa palavra chave melhor ranqueada não é tão “vendável”, mas mesmo assim consigo realizar algumas vendas do infoproduto que promovo.

Acompanhe nas imagens abaixo a evolução das visitas mensais. Não faço acompanhamento pelo Google Analytics, buscamos esses dados gratuitamente no SemRush.

Conforme mostrado nas imagens, saímos de 22 visitas mensais em Outubro, para 521 em Dezembro. Um resultado fenomenal.

Em relação ao mês de Janeiro, hoje dia 24/01, seiscentos e vinte e duas pessoas passaram por esse site.

Uma coisa interessante é que esse projeto desde o inicio foi voltado para um tema ( assunto ) para promover um info-produto que te ensina como importar produtos dos EUA,  porém não era todo estruturado como explicado nesse artigo.

2º Beneficio

O segundo beneficio ao deixar o tema do site mais centrado foi que pude inserir mais uma oferta, nesse caso de um produto físico ( disponível na Web Afiliados ).

Por ter o blog focado em um tema somente, o artigo que criei para promover esse produto, em poucos dias estava na 3ª posição das buscas, usando somente os links internos.

E isso trouxe visitantes que compraram através do meu link de afiliado, e visitantes orgânicos são os mais prontos para gastarem dinheiro. Só precisam de um review honesto.

Veja na imagem abaixo as vendas de Dezembro.

Abaixo as vendas até o dia 24 de Janeiro. Só R$ 1.365,00!

As vendas do hotmart ainda acontecem, mas como disse mais acima, a palavra chave que esta trazendo o trafego para essa oferta não é tão vendável, mas assim que chegar no top 5 da palavra chave principal as vendas vão bombar.

A certeza vem do fato de mesmo com o trafego vindo da palavra chave menos vendável, consigo realizar vendas mensalmente desde novembro.

Finalizando

O artigo acabou ficando maior do que o planejado, mas tomar a pequena ação de criar um projeto mais focado, sem tentar abraçar o mundo, é extremamente eficiente.

Criei alguns links para esse site no inicio, porém as posições nas buscas do Google não eram tão animadoras, e a partir do momento que deixei o site mais focado ( tematizado ) a melhora foi acontecendo dia apos dia.

Se você ainda não está familiarizado com criação de links, use as redes sociais ( Facebook, Twitter, Pinterest, Linkedin e G+ )  para promover seu projeto tematizado, o Google tem dado um bom peso para os “sinais sociais”.

Caso tenha alguma duvida, sugestão ou critica, deixe seu comentário abaixo. Aproveite e compartilhe na sua rede social favorita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *